quarta-feira, 19 de março de 2014

Tá ruim? Vai piorar...

de http://oglobo.globo.com/economia/economistas-elevam-projecao-para-selic-em-2014-1125-11556254

BRASÍLIA - Os economistas das principais instituições financeira do país apostam que - para controlar a inflação - o Banco Central aumentará mais os juros do que o previsto antes. De acordo com a pesquisa semanal que o BC faz com os bancos, o país encerrará o ano com juros de 11,25% ao ano, ante 11% ao ano na projeção da semana anterior. É o mesmo patamar do primeiro mês do governo da presidente Dilma Rousseff, quando a autoridade monetária se viu obrigada a voltar a apertar a política monetária já que a taxa básica (Selic) passou os últimos seis meses de 2010, inclusive o período de eleição, estável.
Agora, os analistas do mercado financeiro preveem que o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) elevará os juros básicos dos atuais 10,50% ao ano para 11% ao ano em abril com duas altas de 0,25 ponto percentual nas próximas duas reuniões do colegiado. Passadas as eleições, a autoridade monetária voltaria a aumentar os juros em 0,25 ponto percentual em dezembro.

Segundo o levantamento do BC, a expectativa é que haja mais altas de juros no ano que vem. A projeção é de elevações não consecutivas nos encontros do Copom em janeiro, março e abril de 2015. Todos os aumentos de 0,25 ponto percentual.
Com previsões mais firmes para o comportamento dos juros, os economistas resolveram diminuir a estimativa para a inflação deste ano de 6% para 5,89%. Foi a segunda semana de revisões para baixo da expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado oficialmente no sistema de metas. O alvo é de 4,5% (com margem de tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo). Para o ano que vem, a projeção para o IPCA ficou estável em 5,7%.
Os economistas fizeram ainda um leve ajuste na projeção de crescimento para este ano. Passou de 1,91% para 1,9%.

Rir para não chorar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário